Por que estudar no exterior?
Estudar no exterior, seja um curso de idioma, um intercâmbio ou até para conquistar um diploma de bacharel, mestrado ou doutorado, é uma oportunidade sem igual que tende a ter muitos resultados positivos.
Com vantagens tanto profissionais quanto pessoais, a vivência em outro país pode te proporcionar mais flexibilidade, resiliência, independência, adaptabilidade a diferentes linhas de pensamento e, naturalmente, o domínio de outros idiomas.
Apesar dos pontos positivos, estudantes brasileiros no exterior também vão enfrentar uma série de desafios. Mas todos eles também podem contribuir para o seu crescimento e amadurecimento.
Quais são os desafios de estudar fora?
Agora que você já sabe que estudar fora do Brasil pode não ser tão fácil quanto parece, vamos entender quais são os desafios mais comuns e como você pode lidar e crescer com eles? Confira a seguir:
Aprender um novo idioma
Um dos principais desafios ao estudar fora do Brasil é, com certeza, aprender o idioma local.
Mesmo sem a fluência no idioma, é recomendável já ter um bom nível de conhecimento. Em geral, se você já tem um nível básico para se comunicar nos primeiros dias no país, já é o suficiente.
Mas lembre-se que mesmo aqueles que já dominam o idioma, podem sentir dificuldades para entender o sotaque da região ou para conversar com nativos.
Então, mantenha a calma e tenha paciência com a sua adaptação. Afinal, quando já estiver imerso no idioma, você terá mais facilidade para aprender e se comunicar.
Adaptação a uma nova cultura
Você já imaginou estar em outro país, longe de todas as pessoas que você conhece, com uma cultura e comida totalmente diferentes do que você está familiarizado enquanto estuda o idioma local?
Quando se trata da adaptação em um ambiente novo e (até então) desconhecido, é natural que o processo não seja instantâneo.
Em geral, pode levar algum tempo até que você se acostume com a nova realidade, que inclui uma nova residência, escola, rotina, cultura e muitos outros pontos.
Porém, se você sentir bastante dificuldade com essa questão, recorrer a amigos e orientadores escolares pode ser um passo interessante para facilitar a sua adaptação.
Saudade de casa
Com todas essas mudanças acontecendo, é natural ter saudade de casa, de quem você ama e do que já conhece tão bem.
A nossa dica para amenizar o sentimento é manter o contato com a sua família e amigos, conversando sempre que puder, seja por mensagem ou chamadas de vídeo.
Assim, você pode compartilhar como está sendo a sua experiência e relembrar o quão querido você é pelas pessoas que te esperam no Brasil.
É importante que você não deixe a saudade te parar. Então, quando estiver sentindo muita falta de casa, você pode tentar ocupar a sua mente com outras atividades, como turistar pela cidade, praticar esportes ou ler um livro, por exemplo.
Dificuldade para encontrar um trabalho
Como você deve saber, alguns países permitem que o estudante trabalhe meio período, geralmente 20 horas por semana. Assim, é possível conciliar o trabalho com os estudos e também garantir uma renda extra ao final do mês.
Além disso, as experiências de trabalho internacionais são sempre pontos de destaque no mercado de trabalho. Mas encontrar um trabalho que atenda ao que você procura durante a sua estadia, pode ser um desafio.
Se você estiver aberto a seguir um novo caminho, então não desanime, continue procurando e entregando currículos. Você pode se descobrir capaz de fazer coisas que nunca imaginou na sua vida.