Como funcionam os Bonds?
O funcionamento desses ativos é similar ao que o investidor brasileiro já conhece: quando uma empresa ou o próprio governo precisa de recursos financeiros, são emitidos papéis para financiar os projetos a partir do dinheiro que será emprestado pelos investidores (ao comprar o título).
Ou seja, a empresa ou governo que precisa de dinheiro pode emitir bonds no mercado americano e eles podem ser adquiridos por investidores interessados em emprestar dinheiro para essas entidades.
No entanto, vale destacar que cada bond tem as suas próprias características, como prazo de vencimento, taxa de juros e forma de pagamento dos cupons, por exemplo.
A taxa de juros do empréstimo é determinada por alguns pontos, como o risco de crédito de emissão, que nada mais é do que a chance de o emissor não conseguir pagar o empréstimo. Então, quanto maior o risco, maior será a taxa de juros oferecida.
Para que os investidores tenham mais clareza sobre os riscos, agências de classificação de risco, como Moody's e S&P, fazem uma classificação por meio de notas para mostrar o quão seguros eles são.
Você está se perguntando quais são os títulos de menor risco? São os títulos do Tesouro americano, também chamados de Treasuries. E não para por aí, as suas taxas ainda servem como referência para outras emissões privadas.
Em geral, no mercado internacional, as empresas que desejam emitir bonds pagam uma taxa de juros acima das taxas dos Treasuries. Dessa forma, elas garantem um adicional de acordo com o risco de crédito.
Uma diferença entre o mercado americano e o mercado brasileiro que merece destaque é que nos EUA, a maioria dos títulos possui taxas de juros prefixadas, enquanto no Brasil, você tem bastante opções indexadas à Selic e à inflação.
Quer entender mais sobre como planejar investimentos internacionais? Então, talvez você possa se interessar pelo conteúdo: Por onde começar e como planejar investimentos internacionais?
Principais tipos de Bonds
Por tipo de emissor:
- Government Bonds: como o próprio nome sugere, são os títulos emitidos por governos, incluindo o dos Estados Unidos. Eles são divididos a partir do prazo de vencimento e podem ser Treasury Bills, Treasury Notes e Treasury Bonds.
- Corporate Bonds: esses títulos são emitidos por empresas privadas quando ela precisa captar recursos e são semelhantes às debêntures no Brasil.
Por tipo de cupom:
- Fixed Income: a maioria dos Bonds é emitida com taxa de juros fixa semestral ao longo da vida do bond.
- Zero Cupom Bonds: são os títulos de dívida que não pagam cupons de juros periódicos, com desconto significativo em relação ao valor nominal.
As principais vantagens do investimento
De acordo com a Securities and Exchange Comission, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, os bonds podem fornecer um meio de preservar o capital e obter um retorno previsível.
Como você viu, os bonds pagam juros duas vezes por ano e, como resultado, fornecem renda em dólar – o que auxilia na diversificação da carteira de investimentos.