Como surgiu o dólar?
Em primeiro lugar, o dólar surgiu e se consolidou como a moeda padrão dos Estados Unidos a partir da Lei da Moeda – que foi aprovada em abril de 1972 pelo Congresso.
Até aquele momento, a moeda hispano-americano era a responsável pelas transações comerciais da região.
No entanto, como nação independente, os EUA enxergaram a necessidade de estabelecer uma moeda própria. Assim, poderiam reafirmar sua autonomia em relação às metrópoles da época.
A moeda hispano-americana era correspondente aos "thalers”, a moeda alemã. Com a imigração dos alemães aos Estados Unidos e a nova moeda, foi uma questão de tempo até que a pronúncia fosse se adaptando e enfim, chegar ao termo como o conhecemos: dólar.
Quais eram as outras moedas dominantes?
Até as duas grandes guerras do século passado, a libra esterlina era a moeda mais importante para a economia mundial.
Porém, isso mudou com o final da Segunda Guerra Mundial. No período pós-guerra, a Inglaterra foi muito afetada, enquanto os Estados Unidos ocuparam a posição mais influente entre os países capitalistas – o que também refletiu no cenário econômico.
Em geral, foram os gastos militares e a instabilidade do período entre guerras (início da Primeira Guerra Mundial até o fim da Segunda Guerra Mundial) que transformaram a maneira de organizar as finanças.
Antes desse período, o padrão utilizado no mundo todo era o ouro. Esse sistema monetário funcionava a partir da relação da moeda à quantidade de ouro no país. Ou seja, o ouro era um meio de troca, uma unidade e ainda uma reserva de valor.
Como o dólar se tornou a principal moeda do mundo?
Como você viu, o dólar ganhou protagonismo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, a partir da segunda metade do século XX.
Com a vitória junto aos seus aliados e considerando que os americanos tinham dois terços das reservas de ouro do planeta, os Estados Unidos emergiram como a principal economia mundial.
Ou seja, em posição de supremacia, o dólar se impôs como moeda para as transações internacionais, uma vez que a Europa estava enfraquecida e devastada.
No mesmo cenário pós-guerra, a assistência dos americanos foi indispensável para a reconstrução dos países mais afetados. Com isso, os produtos americanos ganharam espaço no mercado internacional.
E o resultado? O dólar tornou-se destaque mundial em consequência da sua circulação cada vez mais alta, substituindo a libra esterlina.