Um panorama de Portugal
Portugal é considerado o quarto país mais seguro do mundo. Ou seja, isso quer dizer que as pessoas podem andar tranquilamente pelas ruas a qualquer hora do dia.
Porém, isso não é tudo, o transporte público é de qualidade e atende a todas as necessidades de quem não deseja comprar um veículo.
Outro ponto que merece destaque é a saúde pública, que funciona muito bem e conta com atendimentos gratuitos até os 18 anos. Após a maioridade, pequenos valores passam a ser cobrados dos cidadãos.
Embora existam oportunidades de emprego em Portugal em diversas áreas, o salário pago pode variar de acordo com muitos fatores, como a área de trabalho, qualificação e cidade, por exemplo.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal comprovou, por meio de uma pesquisa, que a média de salário no país é de €1575 mensais. Porém, o salário mínimo em Portugal em 2024 é de 840 euros brutos mensais.
Você pode consultar os valores médios de salários em diferentes áreas de atuação pelo site Meusalário.pt.
Melhores cidades para morar em Portugal
Todos os benefícios das terras portuguesas que você viu também podem ser influenciados pela região do país. Por isso, para ter a qualidade de vida que você procura, é indispensável escolher uma boa cidade para morar.
Você verá quais são as melhores cidades para morar em Portugal, a seguir:
- Porto;
- Aveiro;
- Lisboa;
- Coimbra;
- Braga;
- Faro;
- Setúbal;
- Sintra.
Como é Portugal para brasileiros?
Agora a pergunta que não quer calar: como é Portugal para brasileiros? Em geral, Portugal é considerado um país acessível para brasileiros.
Isso porque existem vários acordos que facilitam a vida dos brasileiros em Portugal, como o acesso aos serviços de saúde, direito a voto e ainda descontos em escolas e universidades.
Além disso, existem outros fatores que fazem o país ser um destino super interessante aos brasileiros. São eles:
Facilidade na comunicação
Apesar das variações linguísticas que podem ser estudadas antes da viagem, o português falado no país é bem semelhante ao português brasileiro. Isso facilita (e muito!) a comunicação, principalmente para quem não tem um nível de conhecimento alto em inglês.
Facilidade para conseguir emprego
As oportunidades de emprego vão desde atendimento ao público para quem não tem formação até as áreas mais específicas.
Algumas áreas de atuação dispensam a validação de diploma, graças a acordos bilaterais entre Portugal e Brasil, como é o caso de advogados brasileiros, que podem atuar sem validar o diploma.
Por outro lado, algumas áreas de formação podem precisar da validação do diploma em Portugal antes de conseguir uma vaga.
O recomendável é encontrar um emprego antes de sair do Brasil. Assim, você poderá solicitar um visto de trabalho, facilitando a sua mudança.
No mais, também é possível solicitar um visto para procurar emprego, que permite que você permaneça por 120 dias (quatro meses) enquanto busca a sua colocação no mercado de trabalho português.
No entanto, antes de tomar qualquer decisão, é importante analisar que todos os países têm os seus prós e contras e que a imigração nem sempre é tão fácil.
Por isso, é preciso planejamento e muita pesquisa para chegar à conclusão se a vida em Portugal vale a pena para você.