Qual é a importância de realizar um intercâmbio?
Além dos cursos de idiomas – que não requerem nenhum diploma, mas oferecem um certificado de conclusão –, é possível fazer um intercâmbio a partir dos 15 anos, no modelo high school, por exemplo, ou finalizar os últimos anos da escola em uma escola estrangeira.
No mais, estudar para um diploma de bacharel, mestrado ou doutorado no exterior também tendem a ser excelentes oportunidades, porém um pouco mais burocráticas, pois requerem a tradução de certificados e diplomas.
Uma coisa é certa: engana-se quem pensa que para fazer um intercâmbio precisa ter uma idade definida. Isso porque um intercâmbio pode ajudar (e muito!) no desenvolvimento pessoal e profissional, independentemente da idade.
Segundo os recrutadores, flexibilidade, adaptabilidade a diferentes linhas de pensamento e, naturalmente, o domínio de outros idiomas são habilidades essenciais para quem busca iniciar ou desenvolver uma carreira global.
Deixando as óbvias vantagens profissionais de lado, a experiência transformadora oferece benefícios para o desenvolvimento pessoal, na mesma medida. São eles:
- ampliação da visão de mundo;
- desenvolvimento da resiliência e adaptabilidade;
- aumento da independência e autoconfiança;
- aprimoramento de habilidades de comunicação intercultural;
- construção de redes de contatos internacionais.
Então, como se preparar para um intercâmbio?
Agora que você já sabe porquê o intercâmbio é uma experiência transformadora e única, com inúmeros benefícios para todas as áreas, vamos às dicas de preparação?
Se quiser, pode anotar tudo ou salvar este conteúdo para conferir sempre que precisar enquanto se prepara para a viagem.
1. Definição de projeto
Em primeiro lugar, você precisa ter clareza sobre o que você deseja estudar ou vivenciar fora do Brasil. O que você quer fazer no exterior? Por que e como surgiu o desejo de estudar no país escolhido?
Todos os interesses são válidos, mas essa etapa é fundamental para traçar os próximos passos e, principalmente, o seu objetivo.
2. Entenda o seu perfil acadêmico
Ao entender o seu perfil acadêmico, as suas escolhas se tornam mais fáceis e, com isso, os resultados são mais reais.
Portanto, é interessante fazer uma autoanálise, considerando a avaliação do seu histórico e desempenho acadêmico. Neste ponto, você pode conversar com professores ou outras pessoas que possam te auxiliar nisso.
3. Defina as instituições de ensino que gostaria de estudar
Quando esclarecer o seu perfil acadêmico, você terá uma visão completa dos ambientes nos quais você pode se desenvolver melhor tanto pessoal quanto profissionalmente.
Procure sempre instituições de ensino que oferecem as atividades e cursos do seu interesse. Se estiver contando com uma agência de intercâmbio para viver esse sonho, eles saberão te informar as escolhas mais indicadas para o seu perfil.
4. Prepare a documentação para estudar no exterior
Após já ter definido os pontos acima, é o momento de começar a pensar na documentação. Aqui, estamos falando do passaporte, visto de estudante, passagens aéreas, seguro de saúde e hospedagem.
O primeiro ponto de atenção é a validade do passaporte, porque ele precisa estar válido durante todo o período que você planeja passar fora do país.
Além disso, você também precisará da carta de aceitação da instituição de ensino para o processo de emissão do visto de estudante no consulado do país escolhido.
Preparar toda a documentação necessária pode levar tempo. Portanto, comece o quanto antes e não deixe nada para última hora.
5. Esteja preparado para lidar com os custos financeiros
O seu orçamento deve desempenhar um papel determinante na tomada de decisões. Procure informações mais específicas sobre o custo de vida e orçamento do destino do intercâmbio.
Ah! E não se esqueça de conferir qual é a moeda utilizada naquele país. Dessa forma, você pode se preparar financeiramente para garantir a economia que você merece com as menores taxas de câmbio, como a taxa de apenas 0,6% nas transações internacionais, do Braza On.
Como você entendeu, estudar no exterior pode transformar o futuro do brasileiro. Seja para ampliar horizontes, desenvolver resiliência ou construir redes globais, acreditamos que a educação é uma das mais poderosas maneiras de fazer isso acontecer.
Por isso, com o Braza On, estudar no exterior ficou muito mais fácil: oferecemos 100% de cashback no valor pago de IOF para pagamentos de instituições de ensino no exterior através da nossa plataforma.
O que isso significa? Significa que NÓS TE REEMBOLSAMOS todo o valor pago em impostos para a conversão de moedas. Você pode ler o regulamento completo, aqui.
Compare e comprove a menor taxa do Brasil! Para criar a sua conta, é bem rápido e intuitivo. É só clicar aqui para abrir sua conta!