Logo Braza On

Finanças e Investimentos

O que são ADRs? Descubra se vale a pena investir!

28 de fevereiro de 2024 | Equipe Braza On

Compartilhe

Copiado!

Imagem sem texto alternativo

Você já imaginou ir além das empresas americanas e acessar empresas do mundo todo por meio das bolsas nos EUA? Isso é possível com American Depositary Receipts (ADRs). Mas essa não é a única vantagem do investimento.

Na verdade, esse ativo oferece muitas oportunidades aos investidores que buscam diversificar a carteira de investimentos e explorar o mercado internacional.

Se interessa pelo assunto? Neste conteúdo você entenderá o que são ADRS, como eles funcionam, como os brasileiros podem investir e se eles valem a pena para o seu perfil. Boa leitura!

O que são ADRs?

American Depositary Receipts (ADRs), ou recibo de depósito americano, na tradução livre é um ativo financeiro que viabiliza a negociação de empresas estrangeiras no mercado financeiro e em bolsas de valores dos EUA.

Eles são certificados negociáveis emitidos por um banco americano que representam um número específico de ações da empresa estrangeira em questão.

Com esses recibos, os investidores nos Estados Unidos podem investir em empresas de outras partes do mundo, que não estejam listadas em bolsas norte-americanas, sem precisar abrir uma conta em cada país de interesse.

Ou seja, um ADR é negociado em dólar e nos mercados de ações dos Estados Unidos, como se fossem ativos locais. Entre as bolsas de valores mais procuradas estão a NASDAQ e a NYSE.

Se você já está familiarizado com os BDRs, pode ser que tenha notado a semelhança entre eles, não é mesmo? Não se preocupe, você entenderá o que os difere no decorrer deste artigo.

Imagem sem texto alternativo

Como os ADRs funcionam?

Na prática, os ADRs são ativos de outros países disponíveis aos investidores com conta nos Estados Unidos com mais praticidade. Nesse sentido, isso significa que eles funcionam como uma modalidade de investimento indireto.

Para serem emitidos, os ADRs dependem da atuação de uma instituição depositária, que será a responsável pela emissão dos recibos nas bolsas americanas e por manter os ativos estrangeiros sob custódia para garantir o lastro.

Ou seja, para que um ADR seja emitido é indispensável que exista: uma instituição custodiante e uma instituição depositária.

Diferenças entre ADRs e BDRs

Em primeiro lugar, a principal diferença entre ADRs e BDRs (Brazilian Depositary Receipts) é que os ADRs são emitidos nos Estados Unidos enquanto os BDRs, ou certificados de depósitos de valores mobiliários, são emitidos no Brasil.

A partir desse ponto, existem algumas outras diferenças. As principais são:

BDRs:

  • Estão sujeitos às regulamentações e requisitos dos órgãos reguladores do Brasil, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), por exemplo.
  • São negociados nas bolsas de valores brasileiras, a B3.
  • Negociação em reais.

ADRs:

  • Sujeitos às regulamentações e requisitos dos órgãos reguladores americanos, como a SEC.
  • São negociados nas bolsas de valores ou no mercado de balcão dos EUA.
  • Negociação em dólares.

Quer entender melhor o que são BDRs e como eles se diferem dos investimentos diretos? Clique aqui e confira na íntegra o nosso guia completo.

Por que investir em ADRs?

Você negocia ou pensa em negociar no mercado americano? Se sim, investir em ADRs pode trazer muitas vantagens. Quer ver quais são os principais benefícios desses ativos americanos? Veja a seguir:

Acesso a mercados globais

A primeira vantagem que merece destaque é que os ADRs oferecem aos investidores a oportunidade de investir em empresas estrangeiras sem precisarem de um investimento internacional direto ou recorrer a outras bolsas.

Por serem acessíveis, eles permitem a exposição a diferentes mercados ou setores globais.

Diversificação da carteira

Como você pode imaginar, o investimento internacional também é positivo para a diversificação da carteira. Isso porque o investidor pode minimizar os riscos e expor os seus investimentos a uma moeda forte e sólida, como o dólar.

Potencial de ganhos

Por último, os ADRs também podem ampliar o potencial de ganhos da carteira do investidor.

Com uma maior variedade de empresas para escolher, é possível identificar as companhias estrangeiras com maior potencial de crescimento e incluí-las em seu portfólio com mais facilidade.

Imagem sem texto alternativo

Como investir em ADRs no Brasil?

Engana-se quem pensa que é preciso ser residente dos Estados Unidos para operar no mercado financeiro e adquirir ADRs.

Na realidade, para brasileiros investirem nos recibos de depósito americano é mais fácil do que você pensa.

Está no Brasil e quer adquirir um ADR? Então, você precisará de:

  • Uma conta em um banco ou corretora americana, preenchendo o cadastro e enviando os documentos necessários;
  • Enviar dinheiro do Brasil aos Estados Unidos por meio de uma instituição autorizada pelo Banco Central.

Viu só como um brasileiro pode investir em ADRs com praticidade e facilidade? A decisão de investimento é 100% individual, mas independente da sua escolha, investir fora do Brasil com 0% de IOF só é possível com o Braza On!

O que isso quer dizer? É isso mesmo: com a conta global mais econômica do mercado, você investe no exterior sem perder dinheiro porque NÓS TE REEMBOLSAMOS todo o valor pago em IOF. Nunca foi tão fácil internacionalizar a sua carteira de investimentos, né?

Quer saber mais? Você encontra o regulamento completo, clicando aqui.

Ainda não tem uma conta? Clique aqui para fazer o cadastro e criar a sua conta Braza On em poucos cliques.

Acompanhe o nosso blog e não perca nenhum conteúdo sobre vida, finanças e investimentos no exterior.

Equipe Braza On