O que é visto de trabalho?
Antes de conferir o passo a passo para conseguir trabalhar no exterior legalmente, é necessário que você entenda o conceito e porquê o visto de trabalho é tão importante, concorda?
Em poucas palavras, o visto de trabalho nada mais é que a permissão para trabalhar em outro país. Sem ele, você não conseguirá trabalhar legalmente no exterior — e nunca é recomendável que você permaneça ilegal em outro país.
Mas se você já tiver a dupla cidadania do país, como pode ser o caso de brasileiros em alguns países da Europa, você está isento de tirar um visto de trabalho. Isso acontece porque o seu passaporte europeu te dá todos os direitos de um cidadão europeu, inclusive de permanecer e trabalhar na Europa.
No entanto, essa não é a realidade de muitos. Por isso, o caminho depende muito do país escolhido para a busca de oportunidades. Afinal, cada país tem as suas condições e exigências particulares com relação ao mercado de trabalho.
Como se planejar para deixar o Brasil e trabalhar no exterior?
Como qualquer decisão importante, o planejamento é parte indispensável para que essa mudança aconteça. Algumas recomendações podem te ajudar no planejamento de deixar o Brasil para trabalhar no exterior, como:
Conheça o idioma nativo
Em geral, ter um bom conhecimento do idioma local ou falar inglês fluentemente, independente do país que deseja ir, é um excelente ponto de partida. Embora pareça que não faz diferença, isso pode ser muito positivo na hora de solicitar o seu visto de trabalho.
Invista no seu currículo profissional e acadêmico
Quanto mais completo o seu currículo profissional e acadêmico for, mais oportunidades internacionais tendem a aparecer. Então, faça atualizações profissionais e cursos atrativos para o exterior.
Analise a situação de cada país
Já os passos seguintes dependem do país que você pretende morar, porque cada país estabelece os requisitos para a emissão de vistos para estrangeiros pelo órgão responsável.
É interessante que você use referências e pesquise bastante sobre cada passo e possibilidades antes de decidir partir para valer. Porém, tome cuidado com as fontes de informações.
Se possível, confira diretamente o site do consulado do país que tem em mente e a partir de lá, entenda melhor as exigências.