Você está planejando uma viagem internacional, compras ou investimentos no exterior, mas não sabe como escolher a melhor opção de câmbio? Não se preocupe, pois essa é uma dúvida comum.
Isso acontece porque as operações de câmbio são essenciais nesses e em diversos outros contextos. Mas embora pareça uma tarefa complicada, nós preparamos este conteúdo para te mostrar que é possível descomplicar a sua vida financeira global com segurança e sem fronteiras.
A seguir, você entenderá mais sobre a compra de moedas, bem como escolher qual é a melhor opção de câmbio — e por que contar com o Braza On para transações internacionais. Então, prepare o seu bloco de notas e a caneta para não perder nada.
Vamos lá?
O que é câmbio e por que é importante?
Em primeiro lugar, câmbio é a atividade econômica que consiste na troca de um bem por outro, seguindo uma determinada proporção. Portanto, ele remete a uma conversão de valores.
A prática é mais conhecida na transação de moedas. Ou seja, quando a moeda de um país é trocada por uma quantidade de outra moeda.
Mas não para por aí. Além da troca entre moedas, o câmbio é extremamente importante na relação comercial entre dois ou mais países.
A taxa de câmbio, por exemplo, é uma das variáveis macroeconômicas mais importantes no contexto geopolítico global. Mas o que isso significa, na prática? Significa que a sua influência interna pode refletir diretamente sobre a produção e inflação do país.
Para entender melhor, considere o exemplo do real com o dólar. Se a moeda dos Estados Unidos ficar muito cara em comparação com a brasileira, o cenário pode causar aumento nos custos de importação e, consequentemente, encarecimento de produtos no Brasil.
Portanto, o câmbio faz parte da nossa rotina: desde as compras no mercado até viagens ou investimentos internacionais.
- Leia também | Taxa de câmbio: o que é e como ela funciona?
Quando as operações de câmbio são necessárias?
Em geral, a troca de moedas é uma operação básica no mercado de câmbio, mas o serviço de câmbio é fundamental em diversas situações. São elas:
- Viagens internacionais;
- Envio e recebimento de valores do exterior;
- Investimentos no exterior;
- Compras internacionais;
- Importação ou exportação de produtos.
Quais são as operações de câmbio mais comuns?
Como você viu, todos os dias moedas estrangeiras são transacionadas no Brasil, seja para o turismo, investimento, operações entre empresas ou exportação.
Quer conhecer as principais operações de câmbio no país? Confira na lista abaixo:
Remessas pessoais
As remessas são as transações internacionais feitas por pessoas físicas com finalidades pessoais, como envio de dinheiro para familiares e amigos ou para uma conta própria no exterior, por exemplo.
Turismo
Para uma viagem ao exterior, qualquer pessoa pode utilizar o serviço de câmbio para adquirir uma moeda estrangeira. E mais do que isso, o viajante também pode usar o câmbio de outras maneiras, como cartões ou plataformas internacionais.
Investimentos
As operações de câmbio também são comuns para investimento. Nesse caso, você pode fazer conversão de moedas para acessar mercados mais fortes e desenvolvidos, como o dos Estados Unidos.
Inclusive, dolarizar a carteira pode ser uma boa prática para proteger seu patrimônio e ampliar seu potencial de ganhos. Afinal, estamos falando de um dos mercados financeiros mais desenvolvidos do mundo.
Importação e exportação
Por fim, as transações entre empresas utilizam o câmbio a fim de arcar com os custos de compras e vendas de produtos ou serviços no processo de importação e exportação.