O que é a taxa de câmbio?
Como você já viu, a taxa de câmbio é o valor relacionado entre duas moedas de países diferentes.
Em termos simples, é o valor pago para realizar a troca de uma moeda por outra. Vamos aos exemplos:
Se a taxa de câmbio entre o dólar americano (USD) e o real brasileiro (BRL) for de R$ 5,00, isso quer dizer que 5 reais equivalem a 1 dólar.
Já se a taxa de câmbio entre o euro (EUR) e dólar americano (USD) for de 1,20, significa que 1 euro é equivalente a 1,20 dólar.
Quando falamos em operações financeiras, comerciais ou turísticas, o dólar é usado como referência internacional ao valor das demais moedas. Mas a mesma regra se aplica a moedas de outros países, como o euro, o dólar canadense ou a libra esterlina.
No entanto, esse preço é variável, uma vez que as cotações de venda são diferentes para câmbio comercial e câmbio turismo.
De modo geral, a definição está interligada à oferta e demanda de uma moeda estrangeira no país.
O que movimenta a taxa de câmbio?
A taxa de câmbio recebe influência direta de decisões políticas e questões econômicas. Do mesmo modo, ela também apresenta uma forte influência sobre indicadores econômicos, como a taxa de juros, fluxo de capital, comércio exterior e inflação.
Ou seja, o regime cambial de cada país, bem como fatores internos e externos, são pontos que definem a taxa de câmbio.
Um exemplo que vemos no dia a dia é a taxa de câmbio do dólar. Forte e muito valorizada, a moeda americana tem sua relevância porque diversas transações comerciais são baseadas nela em todo o mundo.
Contudo, quando os Estados Unidos elevam os juros, por exemplo, podemos perceber que todas as moedas ligadas a economias emergentes se desvalorizam frente ao dólar. Afinal, com juros mais altos nos EUA, é comum haver redução no apetite ao risco no mercado.
Além das notícias internacionais em geral, o custo da taxa envolve a situação macroeconômica e microeconômica dos dois países envolvidos diretamente no câmbio.
Sendo assim, é interessante que você acompanhe o câmbio para entender o quanto determinada moeda está se valorizando ou não no mercado.
Como a taxa de câmbio é definida?
As taxas de câmbio são definidas em negociações constantes no mercado forex (abreviação para “foreign exchange market", ou "mercado de moeda estrangeira" em português), que negocia mais de 6 trilhões de dólares por dia em todo o mundo.
Neste sentido, o regime cambial varia conforme a moeda e o Banco Central pode intervir para direcionar as negociações – o que influencia na oferta e na demanda do mercado.
No contexto brasileiro, o regime cambial utilizado é a taxa de câmbio flutuante. Isso significa que o Banco Central não define um nível de cotação para o real brasileiro, em relação ao dólar americano.
Porém, a taxa cambial no Brasil acontece a partir da última negociação do mercado de câmbio, seguindo a oferta e demanda de moeda estrangeira em nosso país.
Quando existe um maior fluxo de entrada de moeda estrangeira no país, como resultado, acontece uma valorização do real. Por outro lado, quando temos uma entrada menor de moeda estrangeira, ou fluxo de saída de capitais, a tendência é que o real se desvalorize.
Por que é importante entender a taxa de câmbio?
Entender a taxa de câmbio e suas possíveis variações é indispensável para analisar o cenário econômico nacional, como também ampliar o seu conhecimento sobre o valor de sua moeda em comparação às demais.
A questão se torna ainda mais importante para aqueles que fazem operações diretas no mercado internacional, como importadores e exportadores, considerando que a taxa de câmbio impacta diretamente no custo das operações.
Agora que você já sabe mais sobre a taxa de câmbio e suas possíveis variações, que tal contar com uma carteira multimoedas sem taxa de manutenção e as melhores cotações de dólar americano, dólar canadense, euro e libra esterlina com a menor taxa do Brasil?
Conheça o Braza On
O Braza On é a carteira multimoedas que transferências internacionais de moedas, simulador de câmbio para futuras transações, remessas para corretoras de investimento e ainda pontos de saques pelo mundo.
Além disso, com o Braza On você tem uma economia de até 0,65% em suas transações em comparados com outras plataformas. Conheça mais sobre a gente e veja como podemos descomplicar a sua vida financeira, com facilidade e segurança, para você dizer adeus às taxas abusivas, de uma vez por todas.
Gostou do artigo? Você também encontra mais conteúdos de qualidade como este, clicando aqui.