O que é ser um nômade digital?
Em primeiro lugar, a origem da palavra “nômade” está ligada aos berberes do deserto do Saara, que estavam sempre em movimento, viajando e não possuíam uma residência fixa. Já a palavra "digital" se refere ao trabalho realizado remotamente pela internet.
Ou seja, o estilo de vida nômade digital reúne dois importantes pontos:
- Trabalhar/ganhar dinheiro por meio da internet;
- Viajar ou estar em constante movimento de um lugar para outro.
Assim, não existe a necessidade de estar presente em um escritório, cidade ou país em particular. Isso significa que é possível trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenha um laptop e uma boa conexão à internet.
No entanto, isso não quer dizer que todos que trabalham de forma remota são nômades digitais. Na verdade, eles precisam também do outro ponto que mencionamos: estar sempre em movimento de um local para outro.
Quais são as profissões mais comuns para nômades digitais?
Existem diversas profissões que possibilitam o nomadismo digital. Portanto, se você está considerando o estilo de vida, é interessante analisar cada alternativa e escolher aquela que tenha mais a ver com o seu perfil, suas paixões e suas necessidades.
Então, quais são as profissões mais comuns para trabalhar em qualquer lugar do mundo? Confira a lista abaixo:
1. Produtor de conteúdo
A criação de conteúdo para empresas ou para as suas próprias redes pode ser um excelente caminho. O produtor de conteúdo oferece conteúdos de qualidade como e-books e posts em redes sociais, por exemplo.
2. Fotógrafo
Sem dúvidas, ao conhecer muitos lugares interessantes como nômade digital, não vão faltar chances de tirar fotos maravilhosas. Por isso, ser fotógrafo abre um leque de oportunidades: desde vender as fotos pela internet até fazer trabalhos locais.
3. Designer ou ilustrador
Criar ilustrações, banners, cartazes ou imagens para sites e redes sociais pode ser uma boa ideia para quem já tem conhecimento ou formação na área e tem o desejo de viajar, trabalhando como nômade digital.
4. Desenvolvedor
Já criar sites e desenvolver programas é uma profissão que pode ser bem rentável e, em geral, muitas empresas aceitam que os desenvolvedores trabalhem remotamente.
5. Trabalho remoto em geral
Ainda, vale destacar que se o colaborador de uma empresa tiver a flexibilidade para trabalhar remotamente, ele também pode se tornar um nômade digital — independentemente da sua área.
Uma pesquisa realizada pela Forbes mostrou que em 2023, 12,7% dos funcionários em tempo integral trabalham remotamente. A pesquisa ainda mostrou que 98% dos colaboradores desejam trabalhar de maneira remota pelo menos por algum período.
Esses números refletem o desejo dos colaboradores pela flexibilidade, autonomia e equilíbrio entre vida e pessoal e profissional que o trabalho remoto oferece.
Para algumas empresas, o trabalho remoto pode ser uma opção aos colaboradores. Dessa maneira, é possível exercer a função de qualquer lugar, sem abandonar o seu atual serviço para conhecer o mundo, por exemplo.
Quais são os melhores destinos para nômades?
Nos dias atuais, mais de 25 países oferecem um visto especial, com uma validade diferente do visto de turismo, para quem sonha em viver como nômade digital.
Na lista, estão a Alemanha, Croácia, Chipre, Cabo Verde, Equador, Romênia, Malta e outros. No entanto, cada local tem as suas próprias exigências, como a comprovação de renda mínima, seguro saúde e empresa aberta, por exemplo.
Então, é recomendável conhecer todas as regras antes de se estabelecer no destino escolhido. Porém, se desejar conhecer e trabalhar remotamente sem o visto específico, o visto de turismo pode ser o suficiente – com o tempo de permanência menor.
Como se planejar financeiramente para viver como nômade digital?
Para a maioria das pessoas, trabalho e viagem são experiências separadas. Ou seja, você trabalha, economiza um dinheiro para viajar e viaja durante as férias.
Mas, como você viu, essa não é a realidade dos nômades digitais. Na verdade, eles dependem de fontes de renda para alcançar a liberdade geográfica, viajar e continuar trabalhando com este estilo de vida.
A pergunta que não quer calar é: quanto custa ser um nômade digital? Apesar de muitas pessoas acharem que é preciso ter uma grande reserva ou rendimentos altos, isso não é 100% correto.
Claro que a sua realidade financeira terá um papel central na hora de avaliar o seu custo de vida e quais podem ser os melhores países. Porém, há alternativas para quase todos os bolsos.
Para isso, o melhor conselho sempre será o planejamento. Pesquise e tenha uma base aproximada do custo de vida em determinado país. Neste sentido, a moeda local e o câmbio (quando necessário) são pontos de atenção.
Além disso, o orçamento tende a variar de acordo com hospedagem, alimentação e transportes, por exemplo.
Como enviar ou receber dinheiro no exterior?
Como você viu, a vida de nômade digital está longe de ser largar tudo para viver viajando. Mas como toda decisão, deve ser analisada e planejada com calma e cuidado.
O Braza On pode descomplicar a sua vida financeira para te ajudar a realizar esse sonho. Somos uma carteira multimoedas 100% brasileira, disponível via aplicativo ou site, com as melhores cotações e a menor taxa de câmbio do Brasil.
Diferente dos demais bancos brasileiros, as transferências internacionais são concluídas no máximo em 1 dia útil, mas 90% ainda no mesmo dia!
Além disso, nosso câmbio está disponível 24 horas de domingo a domingo, inclusive em feriados e finais de semana.
Quer viver como nômade digital e ir Daqui pro Mundo sem dores de cabeça? Então, vem conhecer a liberdade de verdade com a gente!
Experimente a praticidade e economia do Braza On para enviar e receber dinheiro no exterior. Para criar a sua conta, é bem rápido e intuitivo. É só clicar aqui e abrir sua conta!